Iniciam-se as obras de contenção das cheias em Beltrão

Por Conexão Beltrão 11/02/2020 - 11:47 hs
Foto: Conexão Beltrão
Iniciam-se as obras de contenção das cheias em Beltrão
Túnel das obras de contenção ( ilustração aproximada não oficial)


INVESTIMENTO DE CONTENÇÃO DAS CHEIAS:

De acordo com a Agência Estadual de Notícias no mês de agosto do ano passado, “o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou [...] a ordem de serviço para início das obras para contenção de enchentes do Rio Marrecas, em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Estado. O Governo do Estado [investirá] R$ 30 milhões nesta primeira etapa da obra.


A obra para a contenção de cheias será feita em três etapas. Neste primeiro momento, será construído um túnel de 1,2 mil metros de extensão e oito metros de diâmetro, saindo do parque de Exposições Jayme Canet Júnior e seguindo até o Rio Marrecas, pouco à frente do bairro Padre Ulrico.

O túnel vai agilizar o escoamento da água para evitar que outros rios sejam represados e provoquem alagamentos.

Com a assinatura da Ordem de Serviço, a empresa Desing Head, vencedora da licitação, vai iniciar os trabalhos. A previsão é que a obra seja entregue em 14 meses.

Nas demais etapas, o projeto contemplará outras duas importantes obras para que o problema seja definitivamente resolvido. O projeto contempla uma série de ações, inclusive o aprofundamento e alargamento do rio (que o deixará retilíneo e navegável), e um parque linear, com foco na questão ambiental.

Outros rios e córregos, afluentes do Rio Marrecas, também receberão intervenções importantes para a eliminação das enchentes e das enxurradas em todo o perímetro urbano de Francisco Beltrão.

O projeto também prevê a construção de uma barragem de 1,5 mil metros acima da cidade, com as rochas que serão retiradas do aprofundamento do rio e da escavação do túnel, o que aumentará ainda mais a segurança da população”.

EXPLOSÕES DO TÚNEL DO MARRECAS COMEÇAM HOJE (11/02)

Existe previsão de que as explosões para o início do túnel se iniciem hoje, no Conjunto Esperança, às 9 horas da manhã. O túnel, como já exposto, terá um total de 1200 metros.

 Ao menos parte dos 100 mil metros cúbicos de pedras resultantes do processo, serão direcionadas ao Parque de Exposições de Francisco Beltrão, para posteriormente serem usados pela própria Prefeitura em obras na cidade e no interior. Em razão das explosões e da consequente segurança da população, o exército estará auxiliando no local.