Com 100 mil habitantes, Beltrão já deveria ter um grande aeroporto

Por Redação -Texto de opinião 14/02/2020 - 20:55 hs
Foto: Reprodução
Com 100 mil habitantes, Beltrão já deveria ter um grande aeroporto
Um aeroporto de grande estrutura é urgente


Importância da aviação comercial

No ano de 2018, de acordo com a Anac, 91.947.666 passageiros foram transportados em voos domésticos no Brasil, demonstrando a força e a necessidade da aviação comercial em nosso país.


Num mundo globalizado, que ao longo do últimos anos tem encurtado distâncias, seja por meio das telecomunicações, seja por meio do transportes, a aviação comercial tem sido central para o desenvolvimento de cidades e regiões. Para Francisco Beltrão e municípios próximos, essa realidade não é diferente.


Infraestrutura aeroportuária

E não há aviação comercial sem a infraestrutura adequada de um grande aeroporto próximo! Os aeroportos são o ponto de partida e chegada  para o tráfego rápido de pessoas e produtos, dinamizando a economia e a vida da população das proximidades.


Um aeroporto exige grande e cara infraestrutura, muitas obras são realizadas para garantir a mobilidade, a qualidade das estradas, a sinalização e a conservação; o que gera também uma valorização considerável de grandes áreas urbanas.


Com as novas facilidades trazidas pela construção, as cidades tem milhares de empregos diretos e indiretos gerados, tem muito capital girando. Os municípios passam a ter um aumento considerável na arrecadação por novos comércios, empresas, turistas, entre outros.


Burocracia, promessas e demora

No entanto, dependendo da burocracia e promessas à moda brasileira, os beltronenses  e os moradores de cidades próximas, ainda terão que optar por Pato Branco ou por Chapecó para ter algumas opções de destinos e preços por algum tempo. Segundo as últimas notícias,  talvez essa espera seja de uma década.


 Uma cidade com quase 100 mil habitantes, tem urgência de um aeroporto com grande estrutura e que não fique apenas em promessas. Precisamos de um grande aeroporto próximo e sem demora.


 Tempo é dinheiro, além disso, o conforto de viagens curtas deve ser uma opção à população e não um sonho distante.